segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

13. MAGG3 - Saída

Posso dizer que eu resolvi sair da MAGG3 devido a resistência em seus $10 reais. Ela me fez duvidar quanto a sua perfuração neste patamar.

Enfim, o resultado da operação foi:

Resumo da operação
Compra @ 9,90
Venda @ 10,04
Lucro = 0,14 por papel

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

13. MAGG3 - Entrada

Semanal

Olhando o gráfico semanal, a tendência é de baixa. As duas médias móveis estão direcionadas para baixo, o IS está indicando venda (vermelho) e o preço, por enquanto, se encontra na mínima.

Acredito que possa existir um possível suporte nos $10,00, mas com a baixa de hoje devido a notícia, de que a Magnesita irá emitir mais papéis no mercado para captação de capital, criou-se um certo pessimísmo diante os investidores.


Diário

Olhando no gráfico diário, os preços parecem cair por inércia, o MACD-L querendo cruzar para cima e o MACD-H apresentando um possível divergência de alta. Isso, até o meio do dia, antes de anunciarem a notícia. Detalhe, ontem eu esqueci de tirar as print-screens da tela.

No final do dia, com o anúncio da emissão de mais papéis no mercado, nós podemos ver o alto volume apresentado e bem maior do que a média, em torno de $20,0 milhões de reais.

Mesmo assim, como nada foi previsto, já havia comprado, no início do pregão, MAGG3 a $9,90 e com o stop-loss a $9,70.

Vamos esperar para ver,

Compra @ 9,90
Stop-loss @ 9,70

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

12. GGBR4 - Saída

Bela, bela, bela... Saí da Gerdau a 22,69. Caramba, é o mesmo preço que eu entrei! Sem falar que hoje ela fechou na máxima a 22,90. :-/

Analisando o gráfico em casa e com mais calma, eu vejo que não foi uma boa estratégia de saída. Por mais que eu tivesse decidido em vender a ação, eu deveria ter esperado até o final do dia. A sensação de medo de que a ação cairía mais, vendo o gráfico intraday de 30min no meio do pregão, interferiu em minhas decisões e fez com que eu não pensasse de maneira sensata na situação em que eu me encontrava.

Por isso, o plano de operar em gráfico diário deverá ser sempre tomar decisões de saídas no começo ou no final do pregão, pois são os dois momentos onde todos estão concentrados e tomando decisões.

Resumo da operação
Compra @ 22,69
Venda @ 22,69
Lucro = 0

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

12. GGBR4 - Posição

A GGBR4 encontrou um fundo duplo em seus 20 reais e teve uma retomada que chegou bem perto dos seus 23. As duas MME estão perto do seu cruzamento, possível sinal de uma reversão na tendência.

Estou com um pequeno lucro, de quase 1%. Vou esperar para ver o que acontece amanhã, se esta tendência irá continuar. Esperar que fure a resistência em seus 23s.

Que fure os 23!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

12. GGBR4 - Posição

Tá, tá, tá... Eu já sei... Eu violei a regra número 1 do jogo, quando entrar em uma operação:

1) Sempre determine o stop-loss

Hoje, a GGBR4 fechou a 21,78 mas com uma ressalva... As barras de preço estão cada vez menores e o MACD-H está querendo cruzar a linha central, de baixo para cima. O IFE2 também indica uma possível divergência (A-B-C).

Só que eu não posso mais ficar esperando que as operações que estão negativas irão reverter. Isso é errado e estou indo contra os meus princípios como operador. Preciso ser mais regrado e claro em minhas decisões. Preciso focar no cenários "e se" antes de qualquer operação, imaginando os possíveis cenários. Assim estarei melhor preparado para as minhas entradas e saídas.

Mas agora já foi, vamos aguardar...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

12. GGBR4 - Entrada

Semanal

O papel da Gerdau apareceu em um suporte em seus 22,40 e aparentou estar perdendo força em sua queda, apesar de suas duas MME22 estarem apontando para baixo.





Diário

Preços no suporte de 22,40 e o Impulse System está em preto. MACD-H e Linha parecem querer cruzar para cima. As MME11 e MME22 continuam apontando para baixo. Houve um pequeno aumento no volume na última semana também, fortalecendo a minha entrada no papel.

Lembrete: colocar sempre o stop-loss antes mesmo de qualquer operação.

Compra @ 22,69
Stop-loss @ 22,00

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

11. USIM5 - Saída

Intraday - 10 min

A USIM5 não subiu como havia imaginado. Eu achei que o padrão apresentado no diário estaria numa possível reversão e buscaria uma alta considerável. Eu também fiquei na espera de que ela poderia, sim furar a resistência nos 45,86 e dali buscar a resistência nos 47.

Porém, isso não aconteceu. Pode-se notar que em um dia ela voltou ao patamar de compra (44,60) e me obrigou a ser rápido na saída. O legal foi que meu pai conseguiu sair da ação com um pequeno lucro, quanto teve uma leve alta na última hora do pregão.

Resumo da operação
Compra @ 44,59
Venda @ 44,92
Lucro = 0,33

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

11. USIM5 - Entrada

Semanal

Preços em região de suporte e de baixa estatura, MACD-H e IFE2 apresentando divergências e Estocástico na região de subavaliação.





Diário

Preços em região de suporte e de baixa estatura. MACD-L apresenta divergência, IFE2 apresenta tripla divergência (A-B-C) e Estocástico dupla divergência (A-B). Interessante ponto de compra. Suporte em 43,60.




Intraday - 30 min

Preço encontra numa região de resistência (44,60). Acabei comprando pois acredito que quebrará está resistência e também não poderei acompanhar de perto os seus movimentos. Belo padrão gráfico e estou confortável com a operação. Sem apresentar ansiedade.

Compra @ 44,59

terça-feira, 14 de setembro de 2010

10. ELET6 - Saída

Logo no dia seguinte, o papel acabou perdendo o suporte nos seus 25,40 e mais tarde atingiu outro suporte nos 24,60.

O que eu aprendi com este trade é de que logo em seu segundo suporte, eu deveria ter colocado uma ordem de compra. Mas como eu fiquei com um certo receio com o que havia acabado de acontecer, não tive muita consciência em colocar outra ordem. Espero que isso não se repita. Como bom trader, preciso aprender com os meu erros.

Resumo da operação
Compra @ 25,61
Venda @25,64
Lucro = 0,03*

* Cabe lembrar que esses valores não estão contando com os custos operacionais. Na verdade, tive prejuízo nesta operação.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

10. ELET6 - Entrada

Semanal

Preços se encontram em uma região de suporte. Apesar do Impulse System indicar para operar no lado vendido, o suporte parece ser forte. MACD-H indicando uma possível divergência.





Diário

Preços estão em região de suporte, em 25,40, e de pequeno tamanho, nos últimos dias. No MACD-H é possível notar uma possível divergência e no Estocástico também. Tudo isso me leva a comprar. Em compensação, o Impulse System está em vermlho e o triângulo que se apresenta é de tendência de baixa.



Intraday - 30 min

Preços em região de suporte, entre os 25,30 a 25,40, e aparentemente perdendo o "fôlego". MACD-L e H e IFE2 apresentam tripla divergência. Sinal de compra. Trade curto.





Compra @ 25,61

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

09. USIM5 - Saída

Bom, o que eu posso dizer é que acabei esquecendo a minha análise realizada anteriormente e fingi que o padrão seria o mesmo, como nos outros quando houveram divergências dos indicadores MACD, IFE2 e Estocástico, no gráfico diário.

Eu deveria ter seguido conforme o gráfico intraday de 60 min., onde a divergência do MACD e IFE2 ocorreram e o meu tempo de resposta deveria ter sido mais rápido. Eu tive a oportunidade de zerar a operação com lucro de 2%, só que resolvi segurar por mais tempo pensando nas análises passadas realizadas em outros papéis.

Resumo da Operação
Compra @ 47,87
Venda @ 46,95
Prejuízo = 0,92 por papel

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

09. USIM5 - Entrada

Semanal
No gráfico semanal, não cheguei a nenhuma conclusão sobre a direção do papel. Apenas que a tendência de alta perdeu o seu fôlego (perceptível pela falta de novas altas) e os candles de alta estatura formados nas últimas semanas, demostrando uma certa volatilidade no diário.


Diário
Na quinta-feira passada, 12/08, formou-se uma Engolfo de Alta (padrão de reversão). Porém, ainda não foi confirmada, pois seus preços continuam andando de lado. Ao mesmo tempo, o Estocástico e IFE2 apresentam uma divergência em relação ao preço, que indica uma possível entrada no papel.
Eu sei que em junho e julho é possível perceber a reversão da tendência de alta e que, na verdade, o certo seria operar na tendência de baixa. Talvez, a tendência de baixa ainda não acabou e este ponto seja apenas o começo. Mas... Eu estou ciente que esta operação tem seu risco e que por isso estou colocando o stop logo na mínima do candle que formou o Engolfo de Alta (suporte). Money Management, baby!


Diário - Volume
Aqui, não tenho muito a dizer... Apenas o suporte um pouco abaixo dos seus 47,50 e volume abaixo da média de 22 períodos.


Intraday - 60 Min
Opa, coisa nova no blog! Como eu ganhei até o final do mês, acesso aos gráficos intradiários, pela TradeZone, resolvi botar em teste essa nova opção. Vamos ver se funciona... ;-)

Bom, preços num suporte no 47,50. MACD-Linhas e IFE2 subindo, possível divergência. E o estocástico apontado para cima e saindo da sua zona de compra.

USIM5
Compra @ 47,87
Stop loss @ 47,50

quinta-feira, 29 de julho de 2010

08. VIVO4 - Saída

É, no segundo dia do rally, as coisas não aconteceram como havia pretendido. Houve uma liquidação gigantesca e acabou limpando quase todo o lucro do dia anterior, que teve direito até a um gap de alta na abertura.

Anteriormente, as notícias foram destaque, nos noticiários e principais mídias do mercado (veja aqui), com a compra da Vivo pela Telefonica. Mas logo no dia seguinte, houve uma queda brusca nos papéis da VIVO, onde não consegui entender o motivo.

No meio da tarde, resolvi vender tudo que tinha (no meio da queda). Acho que foi uma boa escolha, pois como não havia acontecido os mesmos padrões das minhas operações anteriores, tive que sair da operação. Não sinto nenhum tipo de arrependimento. Eu sei que não é nada gostoso pensar, que eu tive a oportunidade de ter vendido a Vivo na faixa dos $48. Eu sei que é fácil pensar o quanto fui "idiota" e não embolsei os meus 5%, ao invés de 2%. Mas aí eu me pergunto, quem me garante que, se no dia seguinte, a ação não estaria aos seus $50? O padrão era forte, não o mais perfeito, mas era forte! Tenho que ter sempre na cabeça uma coisa, se o meu sistema de operações não funcionou, então para que vou continuar posicionado? É melhor ficar de fora e esperar melhores oportunidades, do que ficar amargurando pelo retorno do preço anterior e perder dinheiro.

Por isso, preciso gerenciar os meus pensamentos e sentimentos. E daí, o motivo de que operar no mercado, seja tão intrigante. Você nunca estará certo até o momento que você colocar o seu dinheiro na operação.

Resumo da Operação
Compra @ 45,96
Venda @ 46,95
Lucro = 0,99 por papel

sexta-feira, 23 de julho de 2010

08. VIVO4 - Entrada

Semanal

Bom, a VIVO4, no semanal, não apresenta muita coisa. O que se nota é uma divergência do MACD-Linha com topo duplo dos preços ocorrido em dez/09 e jun/10. O Impulse System ainda continua em vermelho, dizendo que é não o correto operar no lado comprado. Porém, o tamanho da barra na última semana ficou pequena e talvez prove o contrário.

O correto mesmo seria esperar mais um pouco para ver o que aconteceria no gráfico diário, mas como fui impaciente, eu resolvi comprar. Na verdade, estou indo contra o sistema de operação e, com isso, posso me prejudicar feio. Só que como eu estou operando para aprendizado e desenvolvimento próprio, eu preciso arriscar em algumas operações e a melhor maneira de provar isso é colocando dinheiro na jogada.

Aí está o próximo passo que preciso ter em mente... E se acontecer o pior? Tenho duas opções:

1) Stop na região dos 44,5 - o mais sensato;
2) Vender a descoberto - porém, acho que será difícil achar aluguel da VIVO4 para esse tipo de operação.

Bom, está aí o meu plano de ação.


Diário

Os preços estão num suporte no 45,50 e aparentam formar uma pequena acumulação (pode-se notar que as barras estão cada vez menores). O MACD-H está subindo e o MACD-Linha está quase no ponto de cruzamento. O IFE2 não está muito bonito para uma divergência, mas, em compensação, o Estocástico demonstra uma divergência A-B e na zona de subcompra.



Diário - Volume

Aqui, na versão clean, temos um volume acima da média de 22 dias, que corrobora uma possível compra.




VIVO4
Compra @ 45,96
Stop loss @ 44,50

quarta-feira, 14 de julho de 2010

07. PINE4 - Saída

Opa! Uma operação do jeito que eu gosto, rápida e lucrativa. Muito parecida com a que eu fiz com BVMF3 à alguns meses atrás.

Vendida no topo, perto do canal superior (6%), a barra de hoje deu uma "vacilada". Apesar de o Impulse System indicar força ainda (cor verde da barra), eu resolvi vender pois não é uma ação muito negociada e difícil de sair. Tenho que agredecer ao meu pai, por ter conseguido vender ela a 9,98 e não aos 9,85, quando eu disse para ele vender no final da tarde. Valeu pai! =P

Resumo da Operação
Compra @ 9,40
Venda @ 9,95
Lucro = 0,55 por papel

quarta-feira, 7 de julho de 2010

07. PINE4 - Entrada

Semanal

Verificamos, no gráfico, um começo de uma tendência de baixa e confirmamos isso com as duas MMEs inclinando para baixo. Ao mesmo tempo, os preços estão em uma região de suporte e formando um triângulo, sendo contraditório ao sinal das MMEs e dizendo uma oportunidade de compra. O Estocástico está dando sinal de perda de fôlego e, aparentemente, prestes a forma um fundo menos fundo do que o anterior. Apesar de que o gráfico semanal não está me dizendo muita coisa, no Impulse System ele está me permitindo operar tanto do lado comprado ou vendido.

Diário

À alguns dias atrás podemos ver que os preços chegaram em sua zona de suporte nos 9,05 e mostrou uma certa resistência em "furar" essa barreira. Se olharmos o MACD-H, ele indica uma divergência (A-B) e o MACD-Linha, logo atrás, querendo confirmar este padrão também. No caso do Estocástico, ele se encontra em sua zona de compra e com uma pequena divergência.


Diário - Volume

Em um gráfico mais clean, vemos que o volume de hoje e ontem foi acima da média. Indicando, talvez, que os ursos perderam a vez e esteja na hora dos touros dominarem.


PINE4
Compra @ 9,40
Stop loss @ 9,17

terça-feira, 4 de maio de 2010

06. MRFG3 - Entrada

Semanal

Podemos verificar, que no gráfico semanal houve uma tripla divergência, dos preços com o MACD-H. Ela teve seu início em maio de 2009 e fim em janeiro de 2010. Isso indica um forte sinal de que os touros perderam o seu fôlego e os ursos tomaram a vez. Apesar desse forte sinal, nós podemos perceber que existe uma pequena acumulação dos preços nas últimas semanas. Percebemos isso através da altura dos preços. Vemos que as barras estão cada vez mais baixas e, talvez, podemos ter aí, uma oportunidade de compra.


Diário

No gráfico diário, vemos, com clareza, uma tendência de baixa que teve começo em meados de janeiro ($24,15) e chegou a encostar em seu suporte no começo de maio ($18,00). Percebemos também que os candles estão menores nos últimos cinco dias (acumulação) e próximos ao canal inferior da MME22 (média móvel exponencial de 22 dias). Em relação aos indicadores, temos uma pequena divergência no IFE2, as linhas MACD estão prestes a se cruzarem para cima e o MACD-H apresentando uma divergência bem definida.

Eu sei que não tenho uma operação na melhor forma que gostaríamos que apresentasse, mas como bom operador preciso ter em mente que nem tudo é claro e que na Análise Gráfica não vou obter sempre os padrões perfeitamente. Tenho que lidar com a incerteza e isso sempre terei comigo, lidamos com riscos diariamente e temos que gerenciá-los constantemente. Por isso, a importância de usarmos o stop loss e cada operação que entro, já penso no meu preço de saída, para caso as coisas não aconteçam como havia planejado.


MRFG3
Compra @ 18,35
Stop loss @ 17,79

sexta-feira, 2 de abril de 2010

05. BVMF3 - Saída

Caramba! Consegui acertar a entrada no último candle formado antes da subida, comprando no after-market da sexta-feira passada! (Nem acredito!)

Realmente, a linha de suporte estava bem clara. Os candles estavam cada vez menores e os preços estavam perdendo o fôlego, parecendo com uma bola quando a soltamos das mãos e a deixamos pingar no chão. A divergência tripla apresentada pelo MACD-H, as linhas do MACD indicando que estavam prontas para começar a subir e o IFE2 tbm mostrando que não queria ir mais fundo, provou que este tipo de padrão é bem forte e suas chances de ganhar são bem prováveis.

No segundo dia de subida, o candle formado foi a de um spinning top, eu ainda não sei exatamente o que é isso. Mas não quis sair da operação por causa dele, já que a divergência foi bem clara e das experiências anteriores com divergências, eu percebi que o fôlego não acaba em apenas 2 dias. É possível aguardar um pouco mais, porque, de repente, pode ser uma reversão de tendência e vc não vai querer estar fora da onda enquanto ela tem aí um espaço maior a percorrer.

Resumo da Operação
Compra @ 11,46
Venda @ 12,22
Lucro = 0,76 por papel

sexta-feira, 26 de março de 2010

05. BVMF3 - Entrada

Semanal

Nesse último dia da semana, as barras estão em uma região de suporte, no gráfico semanal. Os últimos 4 candles também indicam uma perda de força por parte dos ursos já que estão cada vez menores. Não estou muito confortável com a divergência apresentada do MACD-Linha com os preços (meses de Out/09 e Jan/10), pois tudo indica que ainda está em uma tendência de baixa e divergências no semanal são mais fortes do que no diário.


Diário

Porém, os preços estão próximos do suporte de 11,30 e podemos ver que os candles estão com alturas, cada vez, mais baixas. Também percebemos que o fôlego da queda dos preços está perdendo o seu "gás" e, ao mesmo tempo, os indicadores MACD-H/L e IFE2 estão subindo, isso confirma uma bela divergência (total de 3 indicadores!!!). Por mais que no gráfico semanal, a sua aparência não é lá das mais bonitas, eu coloquei a ordem de compra no after-market, dessa sexta-feira, e vamos aguardar o seu resultado na semana que vem. O objetivo é de um trade de curto prazo, de no máximo 2 semanas.


BVMF3
Compra @ 11,46
Stop @ 11,16

quinta-feira, 11 de março de 2010

04. TNLP4 - Saída

A TNLP4 estava realmente em um suporte com os preços cada vez menores e uma linda divergência quádrupla do IFE2 (o último quadrante) com os preços. Os indicadores MACD-H/Linha tbm apresentaram divergências.

Como no trabalho não consigo colocar as ordens pelo home-broker (não tenho acesso ainda a internet), meu pai acabou me ajudando e acho que foi a primeira vez dele em uma operação online. Valeu, pai!

Resumo da Operação

Compra @ 31,55
Venda @ 33,04
Lucro = 1,49 por papel

segunda-feira, 1 de março de 2010

A lei do operador

Enquanto eu aguardo a subida da TNLP4, vou colocar um resumo bem sucinto, em tópicos, sobre a psicologia do operador, no livro do Dr. Alexander Elder - "Come into my trading room".

  1. Discipline
    • Design, test and follow your trading system;
    • Learn to enter and exits to predefined signals.

  2. Record-keeping
    • Trading spreadsheet;
    • Balance (equity curve);
    • Trading diary (charts, reasons & comments).

  3. Training
    1. Responsability
      • Trading plan;
      • Small account;
      • Set a goal of learning (performance grade in the trading diary).

    2. Evaluations & Ratings
      • Performance grade to every trade;
      • Equity curve.

    3. Training
      • The more you trade, faster you’ll learn;
      • Trading actions become automatic (freedom to think about STRATEGY).

Como eu estou no começo do meu longo caminho como operador (claro, não sou ainda um full-time trader, pois preciso trabalhar e juntar dinheiro para poder viver), sempre que aparece alguma dúvida sobre a operação ou algo que me faz perder o foco, eu consulto esse pequeno resumo. Isso me ajuda bastante nas horas difíceis, pois me faz pensar de modo organizado de como um operador deve se comportar. Por isso, mantenho 3 coisas em mente: Discipline, Record-Keeping e Training*.


* A maioria das vezes é melhor manter as anotações em inglês, pois as traduções ficam uma porcaria.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

04. TNLP4 - Entrada


Semanal


Apesar da MME26 estar em uma tendência de baixa e a MME13 (mais rápida) estar cruzando de cima para baixo a MME26, os preços estão indicando uma acumulação e suas barras estão cada vez mais estreitas. Além disso, o MACD-H apresenta barras bem fundas se comparada com alguns anos atrás e parece que também está em seu fim.

Diário

Os MACD-H/Linha e IFE2 estão indicando fortes divergências com o preço, este último está numa tendência de baixa desde do começo do ano e apresenta um belo suporte. Hoje o preço fechou com um candle positivo.


TNLP4 - Compra @ 31,55